Recados Para Orkut

Só para não esquecerem que amanhã é dia do Descobrimento do Brasil!
Vou catitar algumas coisinhas e depois vou postar. Beijos!

O BRASIL FOI REALMENTE DESCOBERTO POR CABRAL?

Os preparativos da frota de Francisco YaÑez Pinzón (c.1460 c. 1523), comandante da nau NiÑa quando da primeira viagem de Cristóvão Colombo, têm início em 1499 no porto espanhol de Palos, na costa do Mediterrâneo. Visando buscar novas terras no Atlântico Norte, Pinzón reuniu alguns dos mais experientes homens do mar para, com eles, empreender uma nova viagem de exploração às terras recém-descobertas. Com suas próprias economias, consegue aparelhar uma flotilha de quatro caravelas Pinta, Nina, Fraila e Vicente YaÑez , convidando para comandar três delas os experientes pilotos Juan de Úmbria, Juan de Jerez e Juan Quintero, que no passado já haviam participado das três primeiras expedições de Cristóvão Colombo Nas licenças concedidas pelos Reis Católicos para Vicente Pinzón descobrir novas terras, foram excluídas as terras já anteriormente visitadas por Cristóvão Colombo, daí a sua decisão de “afoitar-se além da linha equinocial, em paragens não iluminadas pela estrela polar”. Francisco YaÑez Pinzón, por sua vez, vem a tomar posse da terra em nome dos Reis de Espanha, logo determinando aos escrivães régios a competente lavratura do ato jurídico, com a assinatura das testemunhas presentes, de conformidade com a fórmula redigida por jurisconsultos e teólogos espanhóis. Concluídas as medidas de praxe, seguiu a expedição beirando a costa, em direção ao norte, assinalando todos os acidentes e, mais tarde, o que veio se chamar rio Amazonas, “a que deu o nome de Mar Dulce”.Continuando, ainda em direção ao norte, “chegou até o cabo Orange, a que deu o nome de São Vicente, e ao rio Oiapoque, que se ficou chamando de Vicente Pinzón; foi o último ponto do Brasil em que tocou”.2 Apresença de Vicente YaÑez Pinzón na costa Norte do Brasil, três meses antes do desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, na Bahia, é fato aceitável por todos os estudiosos do período, muito embora venha a ser pouco divulgado pela historiografia oficial.
http://www.pernambuco.com/diario/2003/07/07/especialholandesesf13_0.html

Essa questão sempre me inquietou e mais ainda a postura das autoridades no assunto em não divulgar nos livros didático tais evidências. Minha intenção é divulgar para quem ainda não sabe tal fato, a fim de que se formem educadores críticos e pesquisadores de assuntos importantes e tão difundidos no nosso meio escolar. Meus alunos são 4 série e adoro ensinar está série porque gosto de ajudá-los na sua formação crítica do mundo, para que não fiquem ” engolindo tudo o que ouvem” e procurem pesquisar até ter certeza de tudo o que lhes é transmitido.

descobrimentobrasil DESCOBRIMENTO DO BRASIL para crianças Por enquanto alguns tópicos para vocês sobre o descobrimento tradicional. Só é clicar onde se pede e escolher.

História do Brasil Colônia, a história do descobrimento do Brasil, os primeiros contatos entre portugueses e índios, o escambo, a exploração do pau-brasil AQUI

A chegada dos portugueses ao Brasil, comércio de especiarias, exploração do pau-brasil, escambo, Tratado de Tordesilhas, início da colonização do Brasil, o cultivo de cana-de-açúcar, a expedição de Martin Afonso de Souza, início da produção açucareira AQUI

Fonte :
DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Pesquisa personalizada

Atividades de educaçao infantil