Digitalizar0025 LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO para crianças



BOITATÁ

GIGANTESCA COBRA-DE-FOGO QUE PROTEGE OS CAMPOS CONTRA OS QUE O INCENDEIAM. VIVE NA ÁGUA E PODE SE TRANSFORMAR EM UMA TORA EM BRASA, QUEIMANDO QUEM PÕE FOGO NA MATA. SEGUNDO A LENDA, ELA É A ALMA PENADA DE UM MENINO PAGÃO OU DE PESSOAS QUE COMETERAM INCESTO.

BOTO

MAMÍFERO AQUÁTICO DA AMAZÔNIA QUE SE TRANSFORMA EM UM RAPAZ BONITO, HÁBIL DANÇARINO, QUE CONQUISTA AS MULHERES PARA LEVÁ-LAS AO RIO. A LENDA É PRETEXTO PARA AS MOÇAS JUSTIFICAREM A GRAVIDEZ FORA DO CASAMENTO; ELAS DIZEM QUE FICARAM GRÁVIDAS DO BOTO.

CAIPORA

ELE MORA NO MATO E TEM O CORPO TODO COBERTO DE PÊLOS. VIVE MONTADO NUM PORCO-DO-MATO, CARREGANDO UMA VARA. PARENTE DO CURUPIRA, PROTEGE OS ANIMAIS DA FLORESTA. OS ÍNDIOS ACREDITAVAM QUE ELE TINHA MEDO DA CLARIDADE, ENTÃO SE PROTEGIAM ANDANDO À NOITE COM TIÇÕES ACESOS.

CURUPIRA

JÁ MENCIONADO PELO PADRE ANCHIETA EM 1560, É O DEMÔNIO DAS FLORESTAS AMAZÔNICAS. SEUS PÉS VIRADOS PARA TRÁS CONFUNDEM OS CAÇADORES, FAZENDO COM QUE SE PERCAM NAS MATAS. SURGE E DESAPARECE DE REPENTE. OS ÍNDIOS DEIXAVAM PRESENTES, COM FLECHAS E PENAS, PELO CAMINHO PARA QUE O CURUPIRA NÃO LHES FIZESSE MAL.

IARA

É A SEREIA BRASILEIRA, QUE VIVE NO RIO AMAZONAS, EM CUJAS PEDRAS VAI SE EXIBIR NAS NOITES DE LUA. PENTEIA OS LONGOS CABELOS VERDES COM UM PENTE DE OURO E É CAPAZ DE CEGAR QUEM A ADMIRA. ATRAI PARA SEU PALÁCIO NO FUNDO DAS ÁGUAS OS JOVENS COM QUEM DESEJA SE CASAR. NA EUROPA, E VERSÃO É A DE DAMAS DOS RIOS, QUE SÃO CHAMADAS DE ONDINAS. http://guiadoscuriosos.ig.com.br/_img/spacer.gif

LOBISOMEM

O MITO DO LOBISOMEM SURGIU NA EUROPA. O FILHO GERADO DEPOIS DE SETE PARTOS CONSECUTIVOS NOS QUAIS NASCERAM MENINAS SE TRANSFORMA NUM ENORME LOBO NAS SEXTAS-FEIRAS DE LUA CHEIA, EXATAMENTE DA MEIA-NOITE ÀS DUAS DA MANHÃ.

MULA-SEM-CABEÇA

A MULHER QUE FAZ ALGUM MAL, NAS NOITES DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA SE TRANSFORMA NA MULA-SEM-CABEÇA. ANTIGAMENTE, DIZIAM QUE ISSO ACONTECIA COM MULHERES QUE NAMORASSEM PADRES. ELA SAI PELOS CAMPOS SOLTANDO FOGO PELAS VENTAS E RELINCHANDO. SEGUNDO A LENDA, O ENCANTO SE QUEBRARÁ SE ALGUÉM CONSEGUIR TIRAR O FREIO DE FERRO DE SUA CABEÇA (COMO?). EM SEU LUGAR, SURGIRÁ UMA MULHER ARREPENDIDA.

NEGRINHO DO PASTOREIO

O NEGRINHO VAQUEIRO PERDEU UM CAVALO BAIO E FOI CRUELMENTE TORTURADO E MORTO PELO PATRÃO, QUE DEPOIS O ATIROU EM CARNE VIVA SOBRE UM FORMIGUEIRO. RESGATADO POR NOSSA SENHORA, É TIDO COMO O PROTETOR DAS PESSOAS QUE TENHAM PERDIDO ALGO. É UM MITO MUITO POPULAR NA REGIÃO SUL.

http://guiadoscuriosos.ig.com.br/index/


Fonte :
LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Pesquisa personalizada

Atividades de educaçao infantil