TRABALHANDO O CORPO HUMANO
O Corpo Humano é formado por diversas partes que estão relacionadas umas com as outras. O organismo funciona de forma perfeita de modo que as partes interagem uma com as outras. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa e é fundamental compreendermos o funcionamento do mesmo a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Os Alimentos que ingerimos se transformam em músculos, sangue, ossos e na energia necessária para viver. Esse processo de transformação chama-se Digestão. Cabe ao sistema digestivo quebrar em partes que possam ser absorvidas pelo organismo.Ele ainda tem a função de eliminar as partes alimentares que não são aproveitadas pelo organismo.
Esquema do Sistema Digestivo

digestivo Trabalhando o corpo humano para crianças

O ser humano também necessita de ar para sobreviver. A respiração é um processo fisiológico pelos quais os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono.
A respiração (ou troca de substâncias gasosas – O2 e CO2), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
O sistema Circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
Esquema do Sistema Circulatório
circulatorio Trabalhando o corpo humano para crianças Nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excretas e eles podem ser eliminados de nosso organismo através:
*Do Sistema respiratório (gás carbônico);
* Da pele (suor);
* Do Sistema urinário ( urina).
O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Esquema do sistema excretor
11 25apare2 Trabalhando o corpo humano para crianças Nosso organismo apresenta algumas adaptações e variações no dia-a-dia no ambiente. O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
Na espécie humana notamos que em uma população de indivíduos existem muitas diferenças entre as pessoas, como por exemplo, a estatura, algumas pessoas tendem a ser mais magras outras mais gordas, por mais que se alimentem das mesmas coisas, enfim existem muitas outras características que poderiam ser elencadas. Tais questões podem estar relacionadas à questão hormonal.
O corpo do ser humano apresenta uma série de glândulas espalhadas por várias partes do organismo (Sistema Endócrino) que controlam o funcionamento de diversos órgãos por meio de substâncias químicas lançadas no sangue que são os Hormônios.
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
As células alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal.
Nosso organismo apresenta diversas defesas contra agentes externos e internos para impedir a entrada de inimigos.
Composição do sistema linfático
* Capilares linfáticos;
* Sistema de vasos linfáticos;
* Linfonodos ou gânglios linfáticos;
* Baço.
O fluído (linfa) dos tecido que não volta aos vasos sanguíneos é drenado para os capilares linfáticos existentes entre as células. Estes se ligam para formar vasos maiores que desembocam em veias que chegam ao coração.
Capilares Linfáticos
Eles coletam a linfa (um líquido transparente, levemente amarelado ou incolor – 99% dos glóbulos brancos presentes na linfa são linfócitos) nos vários órgãos e tecidos. Existem em maior quantidade na derme da pele.
Vasos Linfáticos
Esses vasos conduzem a linfa dos capilares linfáticos para a corrente sanguínea. Há vasos linfáticos superficiais e vasos linfáticos profundos. Os superficiais estão colocados imediatamente sob a pele e acompanham as veias superficiais. Os profundos, em menor número, porém maiores que os superficiais, acompanham os vasos sanguíneos profundos.
Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea.
Gânglio Linfático
Em diversos pontos da rede linfática existem gânglios (ou nodos) linfáticos (pequenos órgãos perfurados por canais). A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos existentes nos gânglios linfáticos.
Os gânglios linfáticos são órgãos de defesa do organismo humano e produzem anti-corpos. Quando este é invadido por microorganismos, por exemplo, os glóbulos brancos dos gânglios linfáticos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os gânglios incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de gânglios linfáticos inchados.
Baço
O baço está situado na região do hipocôndrio esquerdo, entre o fundo do estômago e o músculo diafragma. É mole e esponjoso, fragmenta-se facilmente, e sua cor é vermelho-violácea escura. No adulto, mede cerca de 13 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura. O baço reconhecido como órgão linfático porque contém nódulos linfáticos repletos de linfócitos.
Sistema Muscular
Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso.
Os músculos podem ser formados por três tipos básicos de tecido muscular:
*Tecido Muscular Estriado Esquelético
Apresenta, sob observação microscópica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriação resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular. A célula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1mm a 60 cm.
*Tecido Muscular Liso
Está presente em diversos órgãos internos (tubo digestivo, bexiga, útero etc) e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispõem em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como o tecido muscular esquelético.
A contração dos músculos lisos é geralmente involuntária, ao contrário da contração dos músculos esqueléticos.
*Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Está presente no coração. Ao microscópio, apresenta estriação transversal. Suas células são uninucleadas e têm contração involuntária.
Sistema Reprodutor
Assim como os demais seres vivos ,para gerarem uma nova espécie, os homens interagem entre si(reprodução) para gerar novos descendentes.
O sistema reprodutor é um termo aplicado a um grupo de órgãos necessários ou acessórios aos processos de reprodução. As unidades básicas da reprodução sexual são as células germinais masculinas e femininas.
*Sistema sensorial
Todos nós possuímos olhos, pele,orelhas, língua e fossas nasais que são órgãos que apresentam a capacidade de transmitir os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos.Esses são transmitidos ao cérebro, de onde partem as ordens que determinam as diferentes reações de nosso organismo.Responsáveis pela visão, tato, audição, gustação e olfato, estes órgãos compõem o Sistema sensorial.
*Sistema Ósseo
O esqueleto é o elemento estrutural básico do corpo humano, sendo responsável pela forma e pelas atividades deles. É o resultado de uma longa evolução que teve início há milhões de anos. Suas principais funções são: Permitir o trabalho de músculos, por meio de um complexo sistema de junções e articulações; e produzir células sangüíneas.
esqueleto%5B1%5D Trabalhando o corpo humano para crianças Enfim, estudando o nosso corpo, compreendemos que as diversas partes de nosso organismo funcionam de maneira integrada em harmonia umas com as outras necessitando manter um cuidado permanente em relação a vida que temos.

Fonte :
Trabalhando o corpo humano

Pesquisa personalizada

Atividades de educaçao infantil